Que animais estão presentes no nosso dia a dia não é novidade, mas já passou pela sua cabeça que talvez algum animal esteja passando por maus tratos? Aqui vão algumas dicas para ficar de olho!

 

O Animal fica o tempo todo preso

 O cachorro passa 24 horas preso por correntes ou corda? Todos os dias que você o  vê, ele está preso sem conseguir se mover muito? Tome cuidado! Animais precisam de espaço para andar, brincar, correr e se movimentar, o restringir pode causar problemas sérios físicos e emocionais, como sedentarismo e depressão.

Não o Proteger das variações do tempo

 Está um tempo muito chuvoso e frio e o animal fica no quintal sem nenhuma proteção? Sempre tomando friagem sem uma manta, casinha ou um cantinho para poder se proteger? Você pode não saber, mas é necessário SIM acolher contra o frio e chuva, afinal eles também ficam doentes, sentem frio e podem morrer por negligência. É CRIME!

Passar muito tempo comida e água

 Os animais são seres vivos que tanto quanto nós precisamos comer diariamente no mínimo 2 vezes. Claro, é muito difícil ficar cuidando sempre para saber se a comida foi colocada, mas fique de olho: o pote de comida parece não ter sido tocado faz dias? A água está suja e parece não ter sido trocada faz semanas? Estes são alguns detalhes a se atentar.

As atitudes

 Ele se retrai todo quando você se aproxima dele. Parecer muito assustado ou agressivo perto de humanos pode indicar que ele sofre ou já sofreu alguma agressão e ainda tem receio das relações com humanos, uma falta de confiança nos seus próprios donos. 

Machucados

 É claro, por último o mais visível, os ferimentos. Estar mancando, cicatrizes, até mesmo a negligência de o animal estar com algum problema durante muito tempo e seus donos não o levar no veterinário e lhe darem um tratamento. Mesmo que seus tutores não os agridam, se negar a tratar seus ferimentos e doenças ainda sim é um ato de maus tratos. 

 

 Análise bem! Não denuncie sem ter base, é uma acusação de crime. Então converse e analise, se for o caso ligue para o disque denúncia do IBAMA ou vá a delegacia mais próxima e faça um boletim, segundo o Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605.

  IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis): 0800 61 8080 

  Para mais informações entre no site: World Animal Protection

 

Texto Original de Jéssica Bonora