Estão aprendendo os rudimentos da fotografia analógica a partir do projeto "De Olho nos Bichos", coordenado pela profª. drª. Nisia Krusche, do Centro de Ciências Computacionais. O tema das fotografias é a guarda responsável de animais e o projeto, com subsídio da Superintendência de Extensão, faz parte do programa "Bicharada da FURG", que tem como missão a promoção da saúde animal, humana e ambiental, a partir de questões relativas ao homem e seus direitos e deveres para com os animais.

A coordenadora do "Bicharada da FURG", veterinária Alice Leite, é responsável por repassar as informações sobre guarda responsável. O programa "Bicharada da FURG" tem por objetivo preservar a segurança da comunidade acadêmica e estabelecer abordagens éticas para solucionar a problemática dos animais abandonados nos campi, por meio de ações que estimulem a guarda responsável. Os animais sem dono são atendidos com ações de esterilização, tratamento e encaminhamento para adoção.

O projeto iniciou dia 08 de setembro e os alunos ainda terão aulas nos dias 14 e 22 de setembro, das 14h às 17h, no Pavilhão 4 do Campus Carreiros. Uma exposição das fotos está prevista para outubro e o projeto prevê até o final do ano a produção de calendário do ano de 2011. O calendário conterá um manual da guarda responsável e será distribuído para as crianças das escolas primárias da região. Também será comercializado como forma de arrecadação de fundos para o projeto. O projeto prevê que os donos de animais recebam orientação médico veterinária e, conforme a necessidade e disponibilidade de recursos, tratamento para os animais como anti-pulgas e vermífugo, e/ou castrações.